Atividade 02


Os blogs não são mais simples diários virtuais.
Os blogs a cada dia tem deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" tornando-se em espaço para grandes estudos, discussões e fonte de informações em muitos setores.

O blog tem se tornado no atual mercado de trabalho, instrumento indispensável para vários executivos que mantêm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados que também o utilizam como canal próprio de informação e discussão. E na educação, o blog já vive um processo de apropriação por professores que contagiados já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um meio potente para oferecer uma formação descentralizada.
Não há limite para a utilização dos blogs no contexto educacional, dado ao fato de que ele oferece facilidade de publicação, não exigindo conhecimentos tecnológicos dos usuários, ainda por cima exerce forte atrativo sobre os jovens pela interface de suas páginas. Basta apenas que os professores se apropriem das técnicas de construção e da linguagem e o explorem com seus alunos na construção dos mais variados temas e empregando as diversas possibilidades deste novo instrumento no processo ensino-aprendizagem.

O professor que defende posturas pedagógicas coerentes com o atual momento da sociedade do conhecimento não aceitará ficar de fora dessa realidade proporcionada a partir do mundo virtual que seus alunos vivenciam e dominam. Entretanto, cabe ao professor planejar boas atividades com objetivos definidos e direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.
São muitas as possibilidades de utilização desta ferramenta: para debate de temas atuais, divulgação de projetos disciplinares, inter e multidisplinares.
Os blogs podem servir ao propósito educacional de produção textual dos diversos gêneros literários, como textos narrativos, textos poéticos, dentre outros; análise de obras literárias, relatórios diversos, como os de visitas e excursões, com publicações de imagens, fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.
Os blogs servem como uma ferramenta pedagógica a mais na atuação docente e que têm potencial para reinventar a rotina de sala de aula, além de envolver muito mais os alunos. Favorecem o intercâmbio de informações, atuam como elo de comunicação e contribuem para o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras, além de contribuir para o desenvolvimento do pensamento e da reflexão crítica.

Os blogs têm como importante marca, possibilitar o desenvolvimento da criatividade,  autoria, o protagonismo, a  realização de ações coletivas, e sobretudo potencializar a constituição de redes sociais e redes de saberes.

Obtenha mais fundamentação para compreender as possibilidades blog, lendo o artigo "Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas." Clique aqui.

Acesse o blog "Boteco Escola:Ensaios sobre o uso do blog em educação, clicando na imagem  


ATIVIDADES:


1. Após a leitura do artigo e a navagação no blog indicado e considerando toda fundamentação teórica até aqui estudada e adquirida, chegou a hora de por a mão na massa.

  • É hora da construção seu blog. Que tal ousar e construir um espaço para disponibilizar suas produções, suas criações e poder experimentar mais possibilidades para usar com os seus alunos? Mobilize todos os saberes construídos e sua criatividade e crie o seu blog, ficando a seu critério toda a sua estruturação e organização. Não esqueça de enriquecê-lo (turbinar) com os elementos que aprendeu durante a capacitação.

  • Para isso, primeiro pense qual o seu propósito e planeje seu blog. Para criá-lo utilize sua conta no http://www.blogger.com  e  dê vida a sua produção. Em  caso de de dúvidas, vá ao tutorial (passo-a-passo) no endereço: http://oficinante13.blogspot.com.br. 

Lembre-se que um blog não se faz num único dia, a cada dia você poderá modificá-lo, e acrescentar novas publicações.


2. Durante toda construção do blog, registre seu percurso e  suas memórias usando o editor de texto Word, salve como (MEMORIAL 2_SEU NOME),  acesse o fórum o Grupo de Discussão "Blogando e tecendo na rede" e registre seu percurso na atividade.
Registre as reflexões sobre pontos como:
  • Vou criar um blog para quê?
  • Para quem? (para alunos? de qual nível? Fundamental, Médio? para colegas educadores como você, para uso pessoal, pesquisa, enfim, quem vai se interessar por ele?).
  • Com qual objetivo?
  • Qual a característica dele? (aula, projeto, informativo, diário, álbum virtual, mensagens, resenha de livros, dicas de filmes para aulas...).

2. Agora que construiu o seu blog e já publicou, divulgue o endereço na Grupo de Discussão para que todos tomem conhecimento e possam visitá-lo. Se desejar divulgue também na sua página do facebook. Após esse passo, visite no mínimo 04 (quatro) blog dos seus colegas de turma e navegue nos mesmos, deixando lá seus comentários.



Prazo para devolutiva: (ver na agenda do Grupo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário